quinta-feira, 19 de julho de 2012

SOBRE A “SPCDM”
Muitos ex-garimpeiros sócios da Coomigasp ainda não sabem o significado e o motivo da empresa que foi criado pelo Projeto Serra Pelada, a SPCDM. Pois bem pessoal, vou explicar em detalhe e com muita clareza o significado e a importância dessa empresa para o Projeto.
 A Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM) é resultado da sociedade e entre a Colossus Mineração Ltda., empresa multinacional do grupo canadense Colossus Minerals Inc., e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp). É uma espécie de fusão entre a Empresa e a Cooperativa, na qual a Coomigasp detém 25% dos lucros (mais os Prêmios de R$ 1.445 reais a cada quilo de minério extraído do garimpo) e a Colossus Minerals com os 75%.

Atualmente em fase de desenvolvimento, a SPCDM avança em seu objetivo de tornar-se a próxima produtora de metais preciosos no Brasil. Para isso, é liderada por executivos com sólida experiência e carreiras de sucesso nas áreas de gestão de negócios, geologia, engenharia e desenvolvimento de minas.
 


PROJETO SERRA PELADA
O projeto localizado no distrito de Serra Pelada, em Curionópolis (PA), é desenvolvido pela Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), companhia criada a partir da união entre a Colossus Mineração Ltda., e a Coomigasp. O início das operações está previsto para 2013, antes mesmo do prazo de quatro anos, internacionalmente aceito para implantação de uma mina deste porte.

Em uma matéria publicada em Junho de 2010 pelo Jornal Folha do Bico, informava que a mineradora canadense Colossus Minerals teria encontrado dois depósitos inesperados com alta concentração de ouro e platina no Projeto Serra Pelada, aumentando as expectativas de que existam mais reservas minerais ainda não descobertas na região.

Na época, a Colossus informou que os depósitos foram encontrados 150 metros ao norte e 50 metros a oeste da zona central de Serra Pelada. A empresa esperaria escavar mais profundamente a região onde os depósitos foram encontrados para expandir a exploração, de acordo com a porta-voz da Colossus, Kristen LeBlanc. “Nós seríamos loucos se não explorássemos para verificar o que mais existe lá embaixo. Nossa intenção é avançar e encontrar isso”.


Fonte:coomigasptocantins1.blogspot.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário