terça-feira, 26 de junho de 2012

Conheça os Programas da SPCDM e mais um pouco do Projeto Nova Serra Pelada

A Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral – SPCDM, parceria feita pela empresa do grupo canadense a Colossus Minerals Inc., e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – COOMIGASP, promovem bastantes programas sustentáveis em prol da comunidade da Vila de Serra Pelada e da cidade de Curionópolis.
O projeto que segue funcionando a todo vapor 24 horas por dia e com três turnos de trabalhadores divididos em oito horas nos períodos de manhã, tarde e noite, também tem a responsabilidade social com o meio ambiente, onde tem cultivados milhares de mudas de árvores nativas da região, o programa faz parte do projeto de reflorestamento.

A preocupação da SPCDM não é só com o projeto de mineração, a população da Vila de Serra Pelada também recebe total atenção com os programas sociais realizados pela mesma. Alguns dos programas são: SSMAC – Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidade, o CER SPCDM – Cultura, Educação e Renda e o Programa Portas Abertas que vocês já conhecem e já viram por aqui.

O SSMAC e o CER SPCDM são realizados no CDC – Centro de Desenvolvimento Comunitário, onde dispõe de áreas para prática de esportes, lazer e cultura. No CDC os jovens de Serra Pelada são qualificados para o mercado de trabalhado e lá se pode aprender: Culinária, Caldeiraria e Serralheria, Corte e Costura, informática, artesanato, entre outros.

Devido à importância desses programas, a SPCDM firmou diversas parcerias com o objetivo de colocar em prática seus programas de Responsabilidade Social, que visão aprimorar o acesso à cultura. Alguns dos parceiros são: SEBRAI, SENAC, Fundação Bom Samaritano, SENAI, SESI, Teatro de Tábuas e outros.

Além do compromisso com a comunidade de Serra Pelada, a Prefeitura de Curionópolis também recebe total apoio como já foi realizada no Hospital Municipal Alcione Barbalho, Reforma do Teatro Municipal, Reforma de Praças e outros. A SPDM atende as condicionais da Licença de Instalação (LI) expedida pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Pará.


O PROJETO


A mina do projeto Nova Serra Pelada funciona 24 horas por dia, dividida em três turnos de trabalhadores nos períodos de manhã, tarde e noite. O túnel que já chega a 985m de comprimento e 140m de profundidade, começou, oficialmente os trabalhos no ano de 2010 com expectativa de termino em 3 anos.

Uma mina desse porte leva pelo menos 4 anos para está pronto, só que nós estamos trabalhando seriamente que a expectativa seja de produção em três anos, ou seja, 2013. Haja vista que os trabalhos começaram oficialmente em 2010.”, afirmou Zé Ribamar que completou ainda: “Temos um projeto que funciona 24 horas por dia e dentro do túnel tem trabalhadores sócios da Coomigasp e que assim como nós também estão esperando a produção mineral.

Algumas acusações que chega a ser até uma baixaria com quem trabalha dentro do túnel são feitas através de alguns sites que não sabem o que se passa nos trabalhos realizados na Nova Mina de Serra Pelada, assim é o pensamento de um dos trabalhadores que é sócio da Coomigasp que ainda conclui-o: “Trabalho aqui dentro do túnel, sou associado da Coomigasp, temos funcionários da Coomigasp que trabalha aqui como o Jândir que fiscaliza os trabalhos 24 horas por dia, eu fico triste quando aparecem pessoas que não sabem o que se passa aqui e andam fazendo mentiras absurdas como apanhado de ouro, eu trabalho aqui e digo com clareza, isso nunca aconteceu e falo isso como sócio da Coomigasp e não como funcionário da empresa.”, disse um funcionário da SPCDM e sócio da Coomigasp.
 
O projeto Nova Serra Pelada tem uma expectativa de produção para o primeiro semestre do ano que vem, ou seja, o sofrimento de mais de 38 mil sócios da Coomigasp que dura mais de 30 anos pode ser resolvido já no ano que vem. Recentemente os sócios da Coomigasp receberam a noticia que ainda essa semana uma empresa começara a fazer a montagem da usina de beneficiamento do minério. “A empresa que fará a montagem da usina de beneficiamento do minério que será produzido pela mina da Nova Serra Pelada já está chegando, vários caminhões já estão aqui no projeto, à expectativa é que ela fique pronto até o final do ano.”, comentou José Raimundo – Gerente de Produção da Coomigasp.
 Valder Falcão – Presidente da Coomigasp afirma aos mais de 36 mil garimpeiros da Coomigasp que o projeto está funcionando normalmente e para os seus sócios não ligarem para as fofocas que estão sendo inventadas por uma ou duas pessoas que não querem o bem do projeto: “O projeto é um projeto bonito e está beneficiando todas as famílias que vivem em Serra Pelada. Filhos, netos e bisnetos de garimpeiros que ainda vivem em Serra Pelada, hoje dependem muito desse projeto.”, afirmou Valder que concluiu: “O site da Cooperativa é para manter o garimpeiro bem informado sobre o projeto e não para responder fofocas de gente que não querem o bem do projeto. A verdade é que temos um projeto montado e que no primeiro semestre do ano que vem já vai começar a produzir. Peço a vocês que não acreditem nas mentiras de uma ou duas pessoas irresponsáveis.”.



sexta-feira, 22 de junho de 2012


No último sábado (16), cerca de 50 garimpeiros pertencentes a Delegacia Regional da Coomigasp de Araguaína – TO que incluíram também das cidades como Colinas, Wanderlândia, Santa Fé do Araguaia e outras cidades, visitaram o projeto Nova Serra Pelada, visita esta que faz parte do programa Portas Abertas idealizado pela SPCDM que já recebeu centenas de sócios da Coomigasp além de moradores da vila de Serra Pelada.

                                                (Foto: Assessoria de Imprensa da SPCDM)
Os visitantes foram recepcionados por uma equipe de técnicos da SPCDM além de uma assistente social, que na ocasião mostraram para os garimpeiros, imagens dos programas realizados pela SPCDM dentro do Projeto e da vila de Serra Pelada e também foi servido um café da manhã.
Dentro do cronograma de visita, os garimpeiros puderam ver as dezenas de mudas de plantas nativas que são distribuídas a sociedade e são cultivadas para o programa de reflorestamento da SPCDM, na ocasião os associados percorreram os 985 metros de extensão e 140 metros de profundidade do túnel, que tem um avanço diário de aproximadamente de 3,5 a 4 metros.
Nessa mesma ocasião, Raimundo Júnior adiantou para os garimpeiros uma notícia que muito agradou a todos. “Ainda esta semana estará chegando uma empresa que começará a dar inicio a montagem da usina de beneficiamento do minério que será extraído da mina de Serra Pelada.”


                                (Foto: Assessoria de Imprensa da SPCDM)
Depois da visita realizada ao túnel, foi servido um almoço para todos os visitantes, logo depois, todos foram conhecer as instalações do CDC – Centro de Desenvolvimento Comunitário, onde são realizados cursos que estará capacitando os jovens da Vila de Serra Pelada, cursos como: informática, corte e costura, culinária, artesanato e etc.
Para o Diretor de Produção da Coomigasp, Zé Ribamar, o programa é uma forma de deixar o garimpeiro mais satisfeito além torna-lo real perante a visão do garimpeiro: “Esse programa de visitação consiste em estreitar o relacionamento entre a SPCDM e garimpeiro”.
Para Valdér Falcão – Diretor Presidente em exercício, esses programas marcam um novo período deste grandioso projeto que teve “início” a 5 anos atrás com as pesquisas geológicas, “Hoje os sócios da Coomigasp assim como também os moradores, são testemunhas oculares deste projeto de desenvolvimento, pois de forma democrática eles podem entrar e ser tratados de forma digna e saem muito bem informados.”

Para ter acesso ao Programa Portas Abertas, você pode solicitar uma visita mandando um e-mail para visitante@colossusminerals.com ou pelo telefonando falando com Zé Ribamar no número 94 – 9167 3530.
 

Fonte:coomigasptocantins1.blogspot.com.br