domingo, 26 de agosto de 2012

ACABOU A  PALHAÇADA PARA BANDO DE UM PEQUENO GRUPO QUE QUEREM ATRAPALHAR O PROJETO DE SERRA PELADA COM ACUSAÇÕES SEM PROVAS.
 
 ESTÁ DESCARTADA A REALIZAÇÃO DE ASSEMBLÉIA DE GARIMPEIROS
  (Curionópolis PA – 23-08-12)
“Não há motivo concreto e estatutário para a convocação de uma Assembleia Geral da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, conforme um grupo minoritário deseja. Após o afastamento do ex-presidente Gessé Simão, a nova diretoria vem cumprindo rigorosamente as determinações exigidas pelo Ministério Público Estadual do Pará e a parceria entre a Coomigasp e a Colossus continua firme e forte e com a certeza de que a mina começará a produzir a partir de meados de 2013, para o bem de todos os garimpeiros associados”.
 A declaração foi feita pelo atual presidente da Coomigasp, Valder Falcão, ao desmentir boatos divulgados em um site de que haveria uma assembleia de garimpeiros dia 9 de setembro.
Representantes de um pequeno grupo contrário à parceria com a Colossus protocolaram na manhã dessa quinta-feira na sede da Coomigasp, em Curionópolis (PA), um documento solicitando “a conferência no prazo de dez dias úteis, do abaixo-assinado, contendo a assinatura de 5.541 sócios, com o objetivo de convocar Assembleia Geral Extraordinária, com a finalidade de examinar a postura do presidente e seus diretores, bem como deliberar sobre a destituição desta diretoria, tendo em vista acusações de desfalque e desmandos nas contas da entidade”.
“A convocação não tem sentido porque não tem motivo concreto e os argumentos são inverídicos. Não há prova de que a atual diretoria desviou recursos. As denúncias do Ministério Público foram contra o ex-presidente, que já foi devidamente afastado e responderá pelos seus atos. Estas pessoas acusam sem prova e apenas querem tumultuar o processo legal que vem sendo desenvolvido na Coomigasp”, afirmou Valder Falcão.
De acordo com o Artigo 33º do  Estatuto Social da Coomigasp, “A Assembleia Geral será convocada pelo Presidente da Sociedade, ou pela maioria dos membros do Conselho de Administração, pelo Conselho Fiscal ou por 1/5 (um quinto) dos associados, em pleno gozo de seus direitos sociais, por motivos graves e urgentes que impossibilitem o cumprimento dos objetivos sociais.
O número de associados em dia com a cooperativa é de 12.732 garimpeiros e, consequentemente, eles precisam de 2.546 associados em dia para deliberar sobre o pedido.
Parágrafo 1º – Para convocação pelos associados, os 10 (dez) primeiros signatários deverão apresentar à Diretoria para conferência, a relação nominal com número de matrícula e as respectivas assinaturas dos associados, acompanhada de relatório com documento comprobatório que justifiquem a intenção da convocação.
Parágrafo 2º – O Edital de Convocação da Assembleia Gera convocada pelos associados será pelos dez primeiro signatários da solicitação, só após realizada pela Diretoria, no prazo de dez dias, a conferência da relação dos sócios que apóiam o pedido de realização da Assembleia Geral na forma do parágrafo anterior.
Portanto, os argumentos do grupo de oposição à atual diretoria não se enquadram no Estatuto Social da Coomigasp e não tem argumento jurídico para tal solicitação.
O presidente da  Cooperativa irá responder o pedido no prazo de 10 dias, mas antes solicitará à secretaria da Coomigasp que confira a veracidade das assinaturas e faça uma rigorosa conferência no abaixo assinado.
O presidente da Coomigasp, Valder Falcão, informa que a cooperativa convocará uma Assembleia Geral para uma data a ser definida, no período de janeiro a março de 2013, para tratar, entre outros assuntos, da prestação de contas de 2012 e da escolha e eleição do novo Conselho Fiscal. Segundo ele, na ocasião, será convocada uma Assembleia Extraordinária para votar pelo fim da criação de uma “holding” representativa dos garimpeiros. “A criação dessa holding não tem nenhum fundamento. Quem teve essa ideia deve ter tido outros objetivos, mas com certeza contrários aos interesses dos garimpeiros. Portanto, somos contra e vamos cortar esse mal pela raiz na Assembleia Geral Extraordinária do ano que vem”, assegurou Valder. (Ascom-Coomigasp).


Fonte: Coomigasp

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Serra Pelada: versão da Polícia Civil sobre os eventos do fim de semana
Curionópolis, PA, 21 de agosto de 2012.

Delegado Antônio Miranda, diretor da 20ª Seccional de Polícia Civil, encaminhou resumo dos fatos ocorridos em Serra Pela no fim de semana que passou. Acompanhe a versão da PC :
1. Em data de 17 de agosto de 2012, a estrada de acesso à mina de ouro localizada na Vila Serra Pelada nesta cidade foi interditada por moradores do vilarejo, cerca de 60 (sessenta) pessoas (foto em anexo);
2. Em diligência efetuada no local, em data de 18 de agosto de 2012, podemos constatar que a via de acesso a mina foi bloqueada por moradores locais, os quais reivindicam pela presença do chefe do executivo local para que firme compromisso no intuito de pavimentar a estrada de acesso a Vila Serra Pelada e do vilarejo, construção de posto de saúde, iluminação pública, bem como outras demandas citadas na carta de reinvindicação da população de serra pelada que segue em anexo;
3. A via tinha o trânsito interditado a veículos que prestam serviço as empresas Colossus e Vale, restringindo o acesso de três mil funcionários das referidas empresas, sendo que automóveis de terceiros tinham livre
acesso a Serra Pelada;
4. No dia 18 de agosto de 2012, por volta das 17:00 horas Policiais Militares se deslocaram até o local onde, fazendo uso de munição não letal desobstruíram a vicinal;
5. Após a desobstrução da estrada, cerca de trezentas pessoas, na Vila Serra Pelada,iniciaram um “quebra-quebra” incendiando e danificando veículos das empresas Makro, Norauto, Vale, Pavibra, contêineres da empresa vale onde funcionavam os escritórios, subtraído diversos computadores e impressoras. Destruíram ainda a sede do Sindicato dos Garimpeiros (Singasp) de onde documentos foram extraviados, um orelhão da empresa OI e o vidro de duas viaturas da Polícia Militar (fotos em anexo);
6. Na manhã de 19 de agosto, por determinação da Diretoria de Polícia do Interior (DPC Silvio Maués) Policiais Civis da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas (DPC Antônio Miranda) e da Superintendência Regional
do Sudeste Paraense (DPC Alberto Henrique Teixeira-Superintendente) se deslocaram até o local, realizando um sobrevoou da área e constatação dos danos;
7. Iniciou-se então operação em conjunto com a Polícia Militar resultando nas prisões de *João Carlos Lima da Silva (30 anos), Marcos Maciel Lima da Silva (18 anos), Renato Alves da Silva (18 anos), Davi Monteiro Amorim (24 anos), Wanderson Morais Barbosa (22 anos), Hélio Santos Leão (18 anos), os adolescentes infratores F. M. F. (17 anos) e F. R. C. da S. (16 anos), bem como um dos líderes, o advogado Rodrigo Maia Ribeira, sendo autuados em flagrante delito e os adolescentes apreendidos, pela prática de crimes tipificados nos artigos 163, caput e paragrafo único, I e III, art. 157, § 2º, II, art. 286, todos do Código Penal, os quais destruíram e roubaram computadores dos escritórios;
OBS: Com as prisões foram recuperados aparelhos de informática subtraídos durante a ação delituosa.
ANTONIO GOMES DE MIRANDA NETO
Delegado de Polícia Civil
Diretor 20ªSeccional Polícia Civil


Nota do Blogger:
Vale ressaltar que o advogado preso liderando os manifestantes é o mesmo que em outubro de 2012 foi preso em Parauapebas e processado como traficante por estar carregando 57 petecas de crack. Ele foi solto depois de quase três meses e estava em liberdade provisória.
As empresas la instaladas já cogitam abandonar o Projeto Serra Leste e o Cristalino (da Vale) em virtude do alto grau de insegurança que prenomina no local. Segundo dados oficiais aproximadamente quatro mil pessoas trabalham diretamente nos projetos de mineração em implantação em Curionópolis, um número de funcionários que elevou o mercado imobiliário e aqueceu a economia do comércio. Só em 2011 a Associação Comercial estimou em 30% o aumento na economia, um número confirmado por alguns comerciantes que agora temem pela instabilidade das empresas.





domingo, 19 de agosto de 2012


PA-275 é interditada por moradores de Serra Pelada

ontem pela manhã agentes da Polícia Civil de Curionópolis e Parauapebas, acompanhados de uma guarnição da PM liderada pelo Major Pastana estiveram em Serra Pelada para tentar desobstruir a estrada de acesso a mina, interditada desde a manhã de ontem por alguns supostos garimpeiros liderados pelo candidato a vereador pelo DEM, Francisco Aderbal, e por outros garimpeiros de Curionópolis, Rodrigo Maia, Alumínio, Evaldo Arantes, João Abel, Manoel Zacarias e Ataliba.
Após intensa negociação a estrada foi liberada e os manifestantes seguiram para a Vila de Serra Pelada. Lá chegando, segundo as primeiras informações, começaram a efetivar um tremendo quebra-quebra estilo arrastão dos morros cariocas. Colocando, inclusive, fogo nas instalações da empresa Via Engenharia.
A guarnição da PM e a Polícia Civil seguiu para a vila na tentativa de acabar com a bagunça generalizada que se instalava no local. Lá chegando foram recebidos a pedradas pelos manifestantes e aconteceu um pequeno confronto que deixou pelo menos seis feridos. Não há confirmação de nenhuma morte e os feridos estão sendo  levados para o Hospital Municipal de Curionópolis.
Segundo as últimas informações, o quebra-quebra continua na Vila de Serra Pelada e houve depredações da sede de um dos Sindicatos dos Garimpeiros que funcionava na Vila.
A manifestação, é uma conotação política orquestrada pelos que fazem oposição ao prefeito Wenderson Chamom, candidato a reeleição pelo PMDB.
O diretor da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas, Antônio Miranda Neto, acaba de chegar a Curionópolis e deve seguir para o local do conflito. Maiores informações em breve.




terça-feira, 14 de agosto de 2012

COMUNICADO 

A COOMIGASP – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, no uso de suas atribuições, por meio deste comunica e notifica seus associados   que não ha nenhuma Assembléia Geral prevista para o próximo mês de setembro. Assim sendo, desconhecemos e desaprovamos qualquer manifestação que venha colidir com o andamento da atual gestão.
Informamos ainda que manifestações como essas que tem como objetivo causar a desarmonia em meio a nossa classe, prejudicam e provocam um retrocesso no projeto de implantação da mina de Serra Pelada. E que assim que houver alguma assembléia geral, obedeceremos os tramites legais do nosso estatuto, publicando edital de convocação em nosso site e nos jornais de grande circulação da região norte e nordeste como sempre fazemos.
Na ocasião, a atual diretoria informa ainda, que esta tomando as devidas providencias na implantação de um novo modelo de gestão administrativa para assegurar os direitos dos associados tudo em conformidade com o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Cooperativa e o Ministério Publico Estadual, e que essas acoes resultara em uma administração mais ágil e transparente garantindo o direito dos dividendos resultantes da exploração da mina a seus associados.

Fonte: www.coomigasp.com.br

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

COOMIGASP VIVE UMA NOVA FASE ADMINISTRATIVA

(Curionópolis – 08/08/12) A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) vive hoje uma nova fase administrativa. A entidade, que antes vivia completamente desorganizada financeiramente, agora conta com uma empresa especializada para gerir suas finanças de forma profissional e com total controle.
O acordo foi firmado com o Grupo Work, que tem sede em São Paulo e representações em Goiânia, Salvador, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e outras dezenas de capitais e cidades brasileiras, após um rigoroso processo de licitação. A medida faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta Firmado entre a Coomigasp e o Ministério Público Estadual em junho, que prevê uma série de normas a serem adotadas pela Cooperativa para que ela aplique os recursos destinados à própria entidade de forma transparente e acima de tudo  eficiente.
O contrato com o Grupo Work foi firmado no dia 2 de agosto em Curionópolis (PA). O referido contrato foi firmado diante da necessidade de a cooperativa fazer uma melhor gerência da sua parte financeira, otimizando os gastos e a estruturando-a para que quando a mina vier a produzir os associados tenham a garantia do recebimento de seus dividendos.
Na terça-feira (7) os representantes do Grupo Work, Marcelo Alejandro e David Merkh, se reuniram em Parauapebas (PA) com o presidente da Coomigasp, Valder Falcão, com o diretor administrativo da Cooperativa, Marcos Antônio Rodrigues, o Poliplaca, e demais diretores para os ajustes finais  do contrato de parceria. “Agora, vivemos uma nova fase e as finanças da Coomigasp passam a ser administradas de forma profissional e dentro das normas trabalhistas e econômicas”, afirmou o presidente Valder.
O Grupo Work

Grupo Work é um conjunto de empresas especializadas em serviços técnico- profissionais, que combina competência nas áreas de Auditoria Independente, Atuarial, Tributos, Investimento Externo, Estruturação de Negócios, e Serviços voltados a atividade-meio das organizações.
O foco do Grupo Work é prestar serviços profissionais com excelência. Sua missão é adquirir, aplicar e transmitir conhecimentos a clientes e parceiros, com valores pautados na transparência das ações, com a visão de tornar-se referência ético-profissional no segmento em que atua.

Grupo Work está estruturado de forma a atender as mais importantes regiões econômicas do país, que, juntas, representam mais de 85% do PIB Brasileiro. Além do credenciamento perante os principais organismos internacionais, está apto a prestar serviços as entidades supervisionadas pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, BACEN – Banco Central do Brasil, SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, dentre outros agentes reguladores.

Todos os responsáveis do Grupo Work são técnicos pós-graduados e cada membro da equipe atende ao mínimo de 120h anuais em programas de formação continuada, ultrapassando as exigências nacionais e internacionais.
Na implementação de projetos locais ou internacionais, para expandir ou reorganizar seus negócios, as empresas enfrentam diversos obstáculos. Serviços altamente qualificados, realizados sob critérios e métodos consistentes, providos pelo Grupo Work, auxiliam as corporações a fazer frente a essas dificuldades, permitindo ao investidor focar os recursos em seu core business.
Grupo Work utiliza sua rede de profissionais, sua experiência em segmentos econômicos específicos de negócios e sua estrutura internacional para gerar credibilidade e criar valor para seus clientes, prestando serviços complementares como se seguem:
- Obtenção de vistos permanentes e temporários (para trabalho);
- Serviços de investigação de patrimônios e transações nacionais e internacionais;
- Suporte e apoio a processos de negócios com o poder público (licitações);
- Serviços de apoio administrativo para expansão e operações de negócios (outsourcing em atividade-meio);
- Capacitação de profissionais através de seminários, cursos e palestras (Learning).
Com aproximadamente 15.000 profissionais em todo o mundo e experiência em diferentes tipos de desafios, o Grupo Work tem as condições ideais para apoiar as organizações no cumprimento de seus propósitos!


quarta-feira, 8 de agosto de 2012


COMUNICADO

A DELEGACIA REGIONAL DA COOMIGASP DE ARAGUAÍNA – TO, INFORMA AOS SEUS ASSOCIADOS DA REGIÃO QUE OS RECEBIMENTOS DE SUAS CONTRIBUIÇÕES MENSAIS ESTÃO SUSPENSOS PROVISORIAMENTE. DEVIDO A INSTALAÇÃO DO NOVO SISTEMA ON LINE QUE SERÁ IMPLANTADO NESSAS DUAS SEMANAS NA SEDE DA COOMIGASP.
MAIS INFORMAÇÕES VOCÊS PODEM ESTÁ ADQUIRINO NA DELEGACIA REGIONAL DE ARAGUAÍNA NOS TEL: (63) 3412-1728/8117-6771/9258-7189/9943-1561.


FONTE:COOMIGASPTOCANTINS1.BLOGSPORT.COM.BR

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

COMISSÃO DE PARLAMENTARES VISITAM PROJETO NOVA SERRA PELADA

Uma comissão composta por 3(três) deputados estaduais da Assembléia Legislativa do Estado do Pará, estiveram hoje pela manhã no antigo garimpo de Serra Pelada, la puderam ver de perto como anda o projeto de mineração implantado pela parceria Coomigasp & Colossus que tem transformado o distrito mineiro de Serra Pelada.
Recepcionados pelos representantes da SPCDM, Sr. José Mauricio – diretor do Projeto Serra Pelada e Rosana Entler – Assessora do presidente da Colossus(Claudio Mancuso), a comitiva seguiu para o CDC – Centro de Desenvolvimento Comunitário da empresa que funciona na vila de Serra Pelada e lá assistiram a apresentação do projeto, e os trabalhos desenvolvidos até a presente data.
A referida comitiva, representa a frente parlamentar na mineração, ou seja, é uma comissão criada para fiscalizar e apoiar as atividades de mineração dentro do Estado, fazendo com que haja desenvolvimento sustentável no exercício da atividade para a comunidade e municípios envolvidos. ”É de fundamental importância que começamos nossos trabalhos aqui em Serra Pelada, pois este local possui um papel fundamental no desenvolvimento do nosso estado e a parceria aqui estabelecida entre a Colossus e os garimpeiros é de fato um exemplo a ser seguido”. Comentou o deputado Raimundo Santos – PR/PA, Presidente da Comissão.

Além dos deputados, Raimundo Santos(PR), Zé Maria(PT) e Bernadete Ten Caten(PT), estiveram presentes também o presidente do Sim Mineral, Sr. José Fernando, os presidentes das Cooperativas, Coomigasp – Valder Falcão, da Coomic – Raimundo Lopes, Raimundo Benigno – Presidente do Singasp, João Ezequiel - Delegado Regional da Coomigasp de Araguaína e Representantes de demais cooperativas que se juntaram a frente assinando o termo de filiação ao fim da reunião.
 Na ocasião os deputados ouviram as explicações do andamento do projeto e puderam tirar suas dúvidas, dúvidas essas muito bem esclarecidas pelo advogado da SPCDM Sr. Daniel Vilas boas, que explicou detalhadamente todo o processo de construção do projeto que se deu inicio em 2007 até agora.
Antes de seguirem para a mina os parlamentares puderam ouvir do promotor de justiça e  representante do Ministério Publico Estadual Dr. Hélio detalhes sobre o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre a Coomigasp e o Ministério Público que prevê a reorganização em caráter financeiro e fiscal da cooperativa para que assegure o direito do garimpeiro, repassando 98% (noventa e oito por cento) de sua participação, para o associado, fato este aplaudido e muito bem aceito por todos os parlamentares.

Fonte:coomigasptocantins1.blogsport.com.br