quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Colossus torna público repasse mensal à Coomigasp

A Colossus realizou no último dia 29, o depósito em conta judicial referente ao repasse mensal para a Coomigasp – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada. Com o repasse do mês de janeiro, a empresa mantém todos os depósitos em dia cumprindo os termos do contrato de parceria e orientações do último Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 2012, entre Coomigasp e Ministério Público Estadual.
A Colossus e Coomigasp são parceiras na Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), empresa responsável pela implantação da mina de ouro em Serra Pelada, no Sudeste paraense.


Fonte: http://www.zedudu.com.br/?p=27667 (BLOG ZÉ DUDU)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Coomigasp abre caminho para assinatura de contrato com grande grupo nacional para exploração da montoeira de Serra Pelada 

Em reunião realizada em Curionópolis (PA), neste sábado (26), a diretoria e o Conselho Deliberativo da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada discutiram detalhes e aprovaram a Carta de Intenção que abre caminho para aprovação de contrato que será assinado  com um dos maiores grupos empresariais brasileiros, para a exploração da montoeira de Serra Pelada (montoeira é o material secundário da cava de Serra Pelada).
O contrato definitivo será assinado pelos diretores da Coomigasp, da Tracomal, empresa especializada construção pesada e exploração mineral, e do grupo investidor, cuja identidade será revelada após aprovação da proposta em Assembleia Geral Extraordinária dos conselhos Administrativo e Fiscal da Cooperativa. O acordo prevê 56% do lucro da exploração da montoeira para os investidores e 44% para a Coomigasp, além do repasse de R$ de 200 mil mensais durante seis meses para a cooperativa aplicar em custeio com funcionários e programas sociais.
 A reunião foi aberta pelo presidente da Coomigasp, Valder Falcão, destacando que “este era um dia muito especial e marcante na vida da cooperativa”. Ele agradeceu a presença de todos os presentes, especialmente os representantes de garimpeiros de várias cidades que participaram do encontro, realizado na AP Danceteria, no centro da cidade. Valder disse ainda que o contrato assinado para exploração da montoeira “vai beneficiar toda a sociedade de Serra Pelada, já que o mesmo prevê investimentos sociais na vila”.
Os detalhes do contrato foram explicados pelo economista Virgílio Guimarães, ex-deputado federal pelo PT de Minas Gerais, hoje atuando como estruturador de empreendimentos econômicos no país. “O contrato será assinado com fiscalização do Ministério Público, e sua implementação dependerá de aprovação de licença ambiental e autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM)”, explicou, destacando que “este é o melhor acordo firmado com uma comunidade garimpeira do Brasil”.
O ex-deputado federal paraense Paulo Rocha (PT) lembrou sua trajetória como sindicalista e presidente da CUT no Pará e destacou que após se tornar parlamentar resolveu abraçar e lutar pela causa garimpeira. “Incomoda muito para nós vê tanta riqueza no Pará e vermos tanta miséria no estado, quando a população passa por necessidades básicas como falta de água e de saneamento em suas cidades. Lutamos para reparar as injustiças cometidas contra os garimpeiros que ainda não têm se quer o direito de se aposentar”.
Paulo Rocha parabenizou a atitude transparente e responsável da diretoria da Coomigasp de fechar parcerias com empresas consolidadas no país “para exploração mineral em Serra Pelada de forma clara, responsável e democrático e sem nenhuma dúvida, ao contrário do que ocorreu no passado, causando prejuízo para os garimpeiros”. O ex-deputado lembrou ainda que a comunidade da vila de Serra Pelada não pode mais viver com tanto sofrimento pelo falta de investimentos. “Estamos empenhados em resolver esta questão e acredito que este contrato que será assinado para exploração da montoeira ajudará bastante na resolução destes problemas. Este processo é uma das coisas que estamos resolvendo. Ainda temos muito mais para apresentar para vocês, como, por exemplo, transformar aquela área em grande reserva garimpeira de fato e de direito”, destacou Paulo Rocha.
A reunião
A reunião contou com a presença de diretores, delegados regionais, representantes de garimpeiros e membros dos conselhos Fiscal e Deliberativo da Coomigasp; o diretor do Grupo Work, Ricardo Xavier; o Chefe de Gabinete da cooperativa, Célio de Sá; funcionários da cooperativa, representante do Ministério Público em Curionópolis, Alessandro Ribeiro, e do vereador De Assis (PT), também do município.
Ricardo Xavier fez uma explanação sobre a atuação do Grupo Work no país e na América Latina e destacou que a empresa chegou para fazer uma gestão financeira segura e profissional dos recursos da cooperativa. “Estamos cumprindo todo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), de acordo com a Lei. Não brincamos com o dinheiro dos outros. Temos responsabilidade e seriedade para tratar dos recursos de terceiros”, afirmou.
O presidente do Singasp, Sindicato dos Garimpeiros de Serra Pelada, Raimundo Benigno, lembrou a luta de todos para obter conquistas importantes. “A etapa que vamos percorrer daqui para a frente será muito boa. Estamos fazendo o melhor negócio de nossas vidas nos últimos 32 anos”, disse ele.
Benigno lembrou que as conquistas dos garimpeiros vieram com a chegada do governo Lula, a partir de 2003, especialmente a área de 100 hectares em Serra Pelada. “Hoje, somos oito cooperativas atuando na área mineraria de Serra Pelada. Não estamos sozinhos. Estamos amparados pela lei e pelo governo federal, por intermédio do ministério de Minas e Energia, comandado pelo ministro Edison Lobão”, afirmou.
O vereador De Assis se comprometeu a lutar na Câmara de Vereadores pelos interesses dos garimpeiros de Serra Pelada e da região de Curionópolis.
O representante da Coomigasp na região de Colinas (TO), João Paz, falou em nome dos demais representantes da cooperativa. “Viemos aqui pedir para participarmos mais ativamente das decisões da Coomigasp, mesmo sem ter direito a voto, mas para que possamos levar aos nossos associados nas nossas cidades os resultados das ações da cooperativa de forma mais consolidada. Sabemos que a Coomigasp hoje está atuando dentro da lei e sendo orientada pelo Grupo Work com muita responsabilidade”, ressaltou João Paz.
Em nome dos Delegados Regionais falou o Delegado Norberto Vieira, de Teresina. Pediu a todos que redobrem seus trabalhos e passem informações corretas aos garimpeiros associados em suas cidades. “Com isso, não corremos risco de sofrer algum abalo em nossa cooperativa. Estou cheio de alegria quando estou no meio desse povo aqui, porque todos merecem respeito e admiração. O trabalho dos delegados regionais é muito importante para levar os esclarecimentos aos garimpeiros nos estados”, destacou o líder garimpeiro piauiense.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Projeto Serra Pelada: estimativa para o primeiro ano de produção deve sair em três meses
 A Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), empresa de mineração localizada no município de Curionópolis, atingiu a camada do solo onde serão colhidas as amostras necessárias para estimar a reserva mineral que poderá ser extraída no primeiro ano de produção do projeto, o chamado bulk sample. O processo consiste na coleta de camadas de solo que serão analisadas em sua maioria por um laboratório nacional e uma pequena parte pelo Met-Solve Laboratories Inc, em Vancouver, no Canadá – um dos melhores no mundo –, seguindo normas internacionais para analisar a presença dos três elementos mais comuns na região: ouro, paládio e platina.
A SPCDM, que resulta da parceria entre Colossus Mineração e a Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), espera concluir a extração de amostras nas próximas três semanas e a divulgação dos resultados da análise está prevista para o mês de março. O solo analisado não será comercializado e ficará armazenado para um futuro beneficiamento. Ainda em fase de implantação, o projeto tem o início da operação previsto  para o meado de 2013.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

AUDIÊNCIA DA COOMIGASP E DO SINGASP COM O MINISTRO DE MINAS E ENERGIA EDSON LOBÃO.


Estiveram reunidos em audiência em Brasília, com o Ministro Edison Lobão do Ministério de Minas e Energia, o Presidente da COOMIGASP Valder Falcão, o Diretor Francisco Bandeira e o Presidente do SINGASP Raimundo Benigno Moreira. Esteve também presente na reunião o Dr. Raimundo Canto, Advogado da COOMIGASP. O principal objetivo da reunião foi informar ao Ministro Edison Lobão todos os procedimentos e providencias que a atual administração da COOMIGASP está realizando para cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta celebrado entre e COMIGASP e o Ministério Pública do Estado do Pará. O Presidente da COOMIGASP informou ao Ministro as difilcudades que esta diretoria está tendo para cumprir os compromissos da Cooperativa. Informou que as dívidas como pagamentos dos funcionários atrasados desde de 2011 e 2012, despesas de recisões contratuais de funcionários demitidos no ano de 2012, fornecedores com dívidas desde 2011, despesas com manutenção e administração da Cooperativa. O Presidente Valder Falcão informou ainda que recebeu da Colossus em setembro de 2012, repasse referente aos meses de julho, agosto de setembro. Com esse repasse foi efetuado  pagamentos obrigatórios de INSS e FGTS atrasados há mais de tres anos. Foram pagos também parte de salários atrasados de funcionários,  fornecedores e manutenção da Cooperativa. Um dos assuntos também discutido nesta audiencia foi informar ao Ministro Edison Lobão, a criação da Comissão formada pelos presidentes das Cooperativas, com representantes do SINGASP, ISAM, do Governo Federal, do Governo do Estado do Pará e do Município de Curionópolis, com o objetivo de promover um polo de desenvolvimento sustentável na Provincia Mineral de Serra Pelada. Valder informou ao Ministro que a Comissão coordenado por Paulo Rocha, já realizou três reuniões em Belém, onde se reuniram na Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM com o Superintendente Dr. Manfredro Ximenes, Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM com o Superintendente, Dr. Bosco e com o Secretário da Secretaria de Mineração do Estado do Pará – SEICOM, Dr. David Leal.  O objetivo dessas reuniões em Belém, foi solicitar apoio da CPRM e o DNPM para execução de mapa de uma área na Província Mineral de Serra Pelada, visando a criação de uma reserva extrativista agro mineral em Serra Pelada, bem como a regularização dos requerimentos dos direitos minerários das cooperativas daquela Província. A reunião com o Secretário de Minerário, foi informar ao Governo do Pará, a decisão do Governo Federal de criar uma Comissão formada por representantes das cooperativas, do Governo Federal, do Pará e do município de Curionópolis, visando uma pacificação e resolver as demandas de Serra Pelada de uma vez por todas. Paulo Rocha informou ao Secretário que o próximo passo será uma audiência com o Ministro Gilberto Carvalho da Secretaria Geral da Presidência da República, solicitando apoio para a criação da Reserva e regularização dos direitos minerários das Cooperativas de Serra Pelada e solicitou a participação do Governo do Pará nesta Comissão. O Secretário David Leal informou aos representantes das Cooperativas e Paulo Rocha que o Governo do Pará está pronto para contribuir no que for preciso para o desenvolvimento daquela região. O Ministro Edison Lobão ficou muito satisfeito com as informações e informou ao Presidente Valder Falcão que irá marcar uma reunião no Ministério de Minas Energia onde convidará o Ministro Gilberto Carvalho.  representantes da Colossus, Dr. Hélio Rubens, do Ministério Público do Estado do Pará, Dr. Canto, o Presidente da Coomigasp e o Presidente do SINGASP para tratar dos interesses da COOMIGASP.
Finalizou o presidente da Coomigasp Valdemar Pereira Falcão.


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Adiada para os dias 25 e 26 de janeiro a reunião da diretoria da Coomigasp para tratar da questão da montoeira

Adiada para os dias 25 e 26 de janeiro a reunião da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, que estava prevista par aos dias 11 e 12 deste mês. O adiamento ocorreu por decisão do presidente da Coomigasp, Valder Falcão, após tratado assunto com diretores e membros do Conselho Fiscal.
A diretoria achou por bem mudar a data devido a necessidade de análise de novas propostas de empresas interessadas em fechar parceria com a cooperativa para a exploração da montoeira  e do melechete, em Serra Pelada (PA). “Nesta reunião, o Conselho Deliberativo da Coomigasp decidirá por qual empresa fechará parceria. Vamos escolher  a melhor delas visando melhores resultados para toda a classe garimpeira, que anseia por ver resolvida o quanto antes a questão da montoeira.
“Este é um dos passos mais importantes da cooperativa. Precisamos fechar uma parceria para que seja lavrado todos os minerais da montoeira para que possamos atender uma reivindicação antiga de todos os garimpeiros sócios da Coomigasp, lembrando que os resultados financeiros desta parceria serão repassados de imediato para todos associados da cooperativa”, destacou Pedro Gomes, Diretor Administrativo da entidade.
Participarão da reunião dos dias 25 e 26 de janeiro todos os delegados regionais, diretores e  representantes  dos garimpeiros de todas as cidades.
Para o presidente da Cooperativa, Valder Falcão, a Coomigasp começa o ano de 2013 com boas perspectivas sobre a produção mineral na nova mina. “Portanto, é fundamental  a contratação de uma equipe profissional, capacitada e experiente, para fazer o acompanhamento de fiscalização da exploração mineral, com a participação de uma equipe de sócios da cooperativa, se revezando entre si. Além desta fiscalização rigorosa por parte da Coomigasp, a assinatura do contrato com uma empresa consolidada para explorar a montoeira, demonstra o trabalho transparente e responsável  da atual diretoria”, disse ele.
Valder Falcão acrescentou que todas as ações desenvolvidas executadas pela diretoria  são encaminhadas ao Ministério Público do Estado do Pará. “Com isso, estamos cumprindo rigorosamente o Termo de Ajustamento de Conduta – TAC – firmado com o próprio Ministério Público”, destacou o presidente da Coomigasp.
(ASCOM-COOMIGASP).


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Colossus Minerals atinge Zona Mineralizada em desenvolvimento secundário no Projeto Serra Pelada

TORONTO, Canadá (31 de dezembro de 2012) - Colossus Minerals Inc. atingiu área de mineralização em seu desenvolvimento secundária no Projeto Serra Pelada. O processo de coleta de amostra global já começou e todo o material está sendo testado e classificado na superfície sobre o estoque. Controles geológicos e ensaio de material irá orientar o processo de amostragem de massa que levará a um carregamento de 10-15 kg 300 amostras para Met-Solve Laboratories Inc., em Vancouver, BC em janeiro de 2013.

A localização amostra global foi modificado, como parte da Companhia reavaliação periódica do projeto de mina. Como anunciado anteriormente, o plano incorporou o desenvolvimento adicional para proporcionar qualidade da amostra melhorada. A amostra global será composta de aproximadamente 30 metros de desenvolvimento através do depósito mineralizado para extrair cerca de 1.500 toneladas de material. As condições do solo são boas e o fluxo de água subterrânea na mina permanece controlável. Desenvolvimento deste ponto de acesso secundário continuará e administração espera extração e amostragem da amostra global para ser concluída dentro dos próximos três semanas.

Claudio Mancuso, Diretor Executivo da Colossus, comentou: "Este dia tem sido um tempo para chegar e é o culminar de quase dois anos de trabalho duro. Temos o prazer de estar entrando em uma zona mineralizada. Gostaria de parabenizar todos os nossos funcionários e aos garimpeiros Sócios da Coomigasp por ter atingido Hoje este marco importante”.

Sobre Colossus:
Colossus é uma empresa de mineração fase de desenvolvimento focada em trazer seus 75% de propriedade Serra Pelada Projeto Ouro-platina-paládio para a produção. A Companhia está sediada em Toronto, Canadá. O Projeto Serra Pelada é uma joint venture entre a Colossus e Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada ("Coomigasp"), localizada no Estado do Pará, Brasil. Serra Pelada, localizado na região mineral de Carajás prolífico no Estado do Pará, Brasil, é palco de um dos maiores grau ouro e platina metais depósitos de grupos no mundo. Entre 1980 e 1986, Serra Pelada foi palco para a maior corrida de metais preciosos em história da América Latina. Colossus Minerals partes, warrants e notas comerciais na Bolsa de Toronto (TSX) sob o CSI símbolos, CSI.WT.A e CSI.NT, respectivamente, e nos Estados Unidos o seu comércio Ações Ordinárias no OTCQX sob a COLUF símbolo.

NOTA DE ADVERTÊNCIA SOBRE informações prospectivas
As declarações prospectivas neste comunicado de imprensa inclui declarações sobre o tempo e a natureza da futura exploração e desenvolvimento de programas que dependem de projeções que podem mudar, como a perfuração continua, ou se as condições de solo inesperados são encontrados. A Companhia atualmente não possui propriedades minerais que estão em produção ou que contêm uma reserva como definido pela National Instrument 43-101. Além disso, as áreas de potencial de exploração são identificados que exigirá a perfuração adicional para determinar se ou não de mineralização semelhante às áreas que foram exploradas com mais detalhes. Perfuração adicional significativo é necessário em Serra Pelada para compreender o tamanho do sistema.

À exceção de declarações de fatos históricos relativos à Colossus, Certas declarações neste comunicado de imprensa relativo, mas não se limitando a exploração da Companhia e planos de desenvolvimento, atividades e intenções, constituem "informações prospectivas" dentro do significado da Lei de Valores Mobiliários (Ontario) ou "declarações prospectivas" dentro do significado da Lei de Reforma de Litígio Privado dos Estados Unidos de 1995. Estas declarações prospectivas representam o melhor julgamento da administração com base em fatos e hipóteses atuais que a gestão considera razoável. As declarações prospectivas são frequentemente caracterizadas por palavras como "alvo", "planeja", "espera", "projeta", "pretende", acredita "," antecipa "e outras palavras similares, ou declarações de que certos eventos ou condições" parecem "," pode "ou" irão "ocorrer. declarações prospectivas são baseadas nas opiniões e estimativas da administração na data em que as declarações são feitas, e estão sujeitas a uma variedade de riscos e incertezas e outros fatores que podem causar eventos ou resultados reais difiram materialmente daqueles projetados nas declarações prospectivas. Os fatores incluem, mas não estão limitados a riscos relacionados com a operação de joint venture, os resultados reais das atividades de exploração, os riscos inerentes envolvidos na exploração e desenvolvimento de minerais propriedades, mudanças nos parâmetros do projeto como planos continuam a ser refinado, atrasos na obtenção de aprovações governamentais, as incertezas de derrapagens de custos do projeto ou custos e despesas não antecipados, incertezas quanto à disponibilidade e custos de financiamento necessários no futuro, as incertezas inerentes à realização de negócios no Brasil e no resto da América Latina, a disponibilidade de equipamentos e suprimentos, inesperados condições climáticas adversas, a dependência de apenas alguns membros-chave da gestão, bem como os fatores discutidos na seção "Fatores de Risco" na Companhia Formulário de Informação Anual mais recente arquivado com a Canadian Securities Regulatory autoridades provinciais e outros documentos oficiais que são postadas no SEDAR em www.sedar.com. menos que exigido por lei, Colossus não assume nenhuma obrigação de atualizar declarações prospectivas se as circunstâncias ou as estimativas da gerência ou opiniões deve mudar. O leitor é alertado para não depositar confiança indevida em declarações prospectivas.

Informações para contato:
Colossus Minerals Inc.
Ann Wilkinson
Vice-presidente de Relações com Investidores
(416) 643-7655
awilkinson@colossusminerals.com
www.colossusminerals.com