terça-feira, 26 de março de 2013

Brasília, 19 de março de 2013.


Colossus expressa preocupação e pede às autoridades união para assegurar a correta distribuição de lucros dos Garimpeiros pela Cooperativa local

Uma união de esforços entre instituições governamentais, entidades de classe e sociedade com objetivo de definir com clareza e justiça a distribuição do lucro líquido proveniente  da operação da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM) entre a comunidade garimpeira. Esta foi a mensagem levada pelo Diretor Executivo da Colossus Minerals Inc., Claudio Mancuso, ao Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão (PMDB-MA), em reunião na última segunda-feira (18), em Brasília. Restando menos de seis meses para o início da operação, o projeto é hoje o principal empreendimento em andamento no município de Curionópolis, no Sudeste do Pará. 

A expectativa da Colossus Minerals Inc., expressada ao Ministro, é que os dividendos da operação cheguem a quem de direito: os garimpeiros. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a Cooperativa que representa a comunidade garimpeira e o Ministério Público do Estado do Pará – e que tem a anuência da Colossus – determina que 98% (sobre os 25%), do percentual do lucro líquido que cabe a cooperativa pertencente aos cooperados. No entanto, a Colossus desconhece qualquer plano de ação para efetivação dos termos contidos neste documento e ressalta que as contas bancárias dos Garimpeiros sócios da Cooperativa já deveriam está abertas para os recebimentos de seus lucros da produção.
Cláudio Mancuso entregou relatório fotográfico ao ministro apresentando a evolução das obras do projeto de mineração em Serra Pelada. A iniciativa da Colossus teve apoio do Simineral, da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Estado do Pará e do Ibram. “O esforço de todos é fundamental para a resolução do que hoje é uma das maiores preocupações desta empresa: garantir que os recursos provenientes da parceria no projeto cheguem às mãos dos garimpeiros. E sabemos que esta preocupação é compartilhada pelos que estão aqui e por todas as entidades públicas e sociais ligadas direta ou indiretamente ao projeto”, enfatiza Claudio Mancuso.
A Colossus considerou a reunião extremamente positiva. O Ministério de Minas e Energia pediu comprometimento de todos para viabilizar, de forma real, um capítulo inteiramente novo na mineração do Pará. “Estamos prontos para trabalhar de perto com todos esses grupos e com o Ministério de Minas e Energia para chegar à solução que venha a beneficiar toda a classe garimpeira”, destaca Mancuso. “Acreditamos que transparência e objetividade entre os parceiros são fundamentais para o sucesso do projeto Nova Serra Pelada”, ressalta Claudio Mancuso.



3 comentários:

  1. Concordo plenamente com os avanços do projeto, o senhor Cláudio Mancuso está certo em prestar seus esclarecimento ao ministro Edison Lobão como autoridade máxima na área de mineração no país, só acho que deveria haver um entrosamento melhor entre as parcerias colossus/coomigasp, pelo que ouço falar não anda muito bem o relacionamento entre as partes,sabemos também que essa nova diretoria herdou uma merda do Ex, Presid. Gessé, mais não é por isso que não possam caminhar juntos, o entendimento ainda é o melhor caminho para ambas .

    ResponderExcluir
  2. Cláudio Mancuso como vai ficar agora a colossus sem as duas áreas? de 123 e 700 hectares, haja visto que foi retirado numa assembléia pelos garimpeiros no dia 23/03/2013, o Gessé vai lhe reembolsar os 12.000,000,00 (Dose Milhões de Reais)?.

    ResponderExcluir
  3. anônimo;por que? que coomigasp não paga os seus funcionarios, fiquei sabendo que os delegados desde 2010 nao recebem os seus salarios, e que este valder nao está pagando nem uma despesa. estão só ficando com o dinheiro que recebem da empresa todos os meses

    ResponderExcluir