terça-feira, 26 de março de 2013

Diretoria da Coomigasp sofre derrota em Assembleia Geral Ordinária, mas o clima é de paz em Curionópolis

A diretoria da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) sofreu uma grande derrota no domingo (24) em Curionópolis (PA) durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada no galpão da cooperativa no bairro Planalto. O atual presidente Valder Falcão e os demais diretores apoiavam a chapa nº 1, liderada pelo garimpeiro João Paz, de Colinas (TO), para a presidência do Conselho Fiscal da Coomigasp, mas os apelos aos garimpeiros durante as pré-assembleias realizadas em cidades do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins não surtiram efeito e a oposição  elegeu Amarildo Gonçalves, da chapa 3, com 2.357 votos. A chapa 1 conseguiu apenas 484 votos, a chapa 2 ficou com 86 e chapa 4 com apenas 42 votos. Houve ainda 81 votos em branco e 54 nulos.
Contas rejeitadas
A outra grande derrota da atual diretoria foi a rejeição das contas referentes ao exercício de 2012. Foram 2.189 votos contra, 741 a favor da aprovação das contas, 129 em branco e 74 contrários, em um total de 3.123 votantes.

Novo Conselho Fiscal

O novo Conselho Fiscal eleito no domingo já tomou posse nesta segunda-feira pela manhã: Amarildo Gonçalves, Comandante Sousa e Hélio Goulard, mas três suplentes.
Amarildo Gonçalves se reuniu na tarde desta segunda-feira com Valder Falcão e outros diretores da cooperativa e, segundo informações de bastidores, a tendência é uma convivência amigável e que a paz continue em Curionópolis e em Serra Pelada.
Na noite de sábado, de acordo com o site oficial da ADEPAG- Associação de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros Sócios da Coomigasp, Amarildo chegou a dizer que se fosse a primeira providência que iria tomar seria “o afastamento imediato da diretoria comandada por Valder Falcão”, mas a conversa e o entendimento parecem que estão prevalecendo. Uma prova disto é que Amarildo e diretores da cooperativa devem ser recebidos ainda esta semana pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em Brasília. Eles vão comunicar, por exemplo, que a Assembleia Geral Extraordinária de sábado (23) revogou a Carta de Intenções liberada pelo ex-presidente da Coomigasp, Gessé Simão, sobre as áreas de 123 e 700 hectares para a Colossus em Serra Pelada (PA). A maioria dos garimpeiros votou a favor da retomada das áreas.

Produção
Independente da briga pelo poder na Cooperativa, a previsão é de que a produção mineral comece em julho deste ano, quando os garimpeiros deverão a começar a receber os dividendos oriundos desta mega produção de ouro, platina e outros minérios. A espera é grande, mas vai valer a pena.



Mina

O projeto de escavação do túnel está bastante avançado e ainda neste semestre a Colossus deverá dar início à produção do mineral, para a alegria de toda a classe garimpeira”, declarou  o Diretor de Produção, José Ribamar. Ainda segundo Ribamar, “o túnel já atingiu 1.515 metros de extensão e 185 metros de profundidade vertical e a instalação da usina de beneficiamento do minério será concluída até o final de maio”.

Blog: coomigasptocantins1.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário