segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Nota da Colossus Mineração sobre a manifestação ocorrida neste domingo em Serra Pelada


A Colossus Mineração informa a sociedade que as forças policiais do Estado do Pará inibiram a tentativa de invasão ao projeto Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, ocorrida em Curionópolis (PA) neste domingo por volta de 15h.
A maioria dos manifestantes é de não residentes na comunidade de Serra Pelada e afastou-se do local do protesto. Até as 18h deste domingo, informações locais indicavam que não há um ponto de concentração dos manifestantes. Não há registro de vítimas.
A tentativa de invasão, anunciada de forma pública antecipadamente e fortalecida em audiência no último dia 16 de agosto, teve apoio parlamentar dos deputados federais Arnaldo Jordy (PPS) e Wandenkolk Gonçalves (PMDB). A organização foi feita por grupos garimpeiros não reconhecidos pela Justiça do Pará como dirigentes da cooperativa sócia do projeto.
É impraticável haver diálogo sob coação. A Colossus considera este formato de mobilização violenta como irresponsável, que em absolutamente nada contribui para um futuro de paz duradoura em Serra Pelada.
O projeto SPCDM alcançou 85% das obras de implantação, um investimento de R$ 600 milhões que emprega 1.500 profissionais diretos e indiretos – sendo 65% residentes de Serra Pelada.   

Forças policiais permanecem no local para devolver segurança à vila de Serra Pelada.

3 comentários:

  1. Esse amaranha de problemas só faz nós desacreditar em uma Serra Pelada que possa trazer algo á seus garimpeiros...Ai o que tem de sobra é brigas e só resta aos garimpeiros sonhar em ficar ricos...Não adianta dizer que a grande massa de associados da coomigasp vai ganhar alguma coisa com essa falta de transparência dessa mineradora...

    ResponderExcluir
  2. Vocês dirigentes da empresa Colossous, se dizem coagidos a dialogar com os garimpeiros, então expliquem aos mesmos porque vocês não participaram da "Audiência Pública", que ocorreu no dia 16\08\2013, para darem as devidas informações que os garimpeiros teem o direito legítimo de saber!

    ResponderExcluir
  3. Sou garimpeiro de Serra Pelada, moro em Curitiba. Empresa Colossus, nós garimpeiros, nos anos 80, sem tecnologia, e em bem menos tempo que vocês, tiramos muitas toneladas de ouro. E vocês! estão fazendo o que? Empurrando o ouro pro fundo da terra!

    ResponderExcluir