quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PROJETO DA NOVA MINA DE SERRA PELADA SEGUE A TODO VAPOR

O projeto da nova Mina de Serra Pelada, localizada no município de Curionópolis (PA), segue a todo vapor e em breve os garimpeiros associados da Coomigasp (a legítima cooperativa representativa da categoria),  passarão a receber seus dividendos, conforme o previsto em contrato firmado entre a cooperativa e a empresa Colossus. As obras do túnel seguem normalmente, apesar do atraso administrativo ocorrido devido à invasão promovida por um grupo de oposição há quatro meses e do tumulto provocado por esses baderneiros com a realização de uma assembleia falsa para enganar os garimpeiros.

Na terça-feira (30), o diretor de Produção da Coomigasp, José Ribamar Lima Silva, visitou o projeto, acompanhado por representantes da Colossus, e constatou o ritmo acelerado das obras. “Eu desci 2.306 metros do túnel, que hoje está com profundidade de 203 metros e vi que as obras da usina de beneficiamento do material mineralizado já estão com 95%  concluídas. A previsão de produção é para ainda este ano. A meta inicial de produção é de 250 toneladas de material beneficiado por dia. A partir de outubro a previsão é de que a produção atingirá 500 toneladas de material beneficiado-dia”, destacou Ribamar.

O trabalho da Colossus vem sendo acompanhado diariamente por 15 fiscais da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada. “Estamos em fase de contratação de uma empresa especializada em mineração para acompanhar o andamento de projeto e fiscalizar a produção com profissionais qualificados como engenheiro de mina, geólogo e técnicos de mineração e de usina”, anunciou o diretor de Produção, José Ribamar.

A diretoria da Coomigasp está legalmente investida em suas funções por decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e comunica a todos seus associados que já foi restabelecido o sistema online de atendimento ao garimpeiro em sua nova sede na, localizada na Avenida Brasil, 235, centro,  próxima  à Praça da Juventude, em Curionópolis. “Com isso, todos os garimpeiros poderão regularizar suas situações junto à cooperativa, tendo a certeza de que estão pagando suas taxas para a verdadeira Coomigasp”, destacou o Diretor Administrativo da Coomigasp, Pedro Gomes dos Santos.

A mera apropriação indébita de objetos da cooperativa, por parte dos invasores, não impede a diretoria de Valder Falcão de exercer o seu legítimo mandato até janeiro de 2016, conforme aprovado em Assembleia Geral Ordinária e confirmado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará, de acordo com explicações de advogados da Coomigasp.


O Diretor de Administração, Pedro Gomes, no exercício da presidência da Coomigasp, comunica a toda sociedade garimpeira que “aguarde com tranquilidade o momento  em que será comunicada sobre à abertura de suas contas bancárias, para garantir o recebimento de seus dividendos com relação à produção mineral e que evite tumulto na porta da mina em Serra Pelada, porque, com este ato,  só atrasa o início da produção”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário